Tipos de munição de airsoft?

Quais os tipos de munição no airsoft?

QUAIS OS TIPOS DE MUNIÇÃO NO AIRSOFT?

Quando pensamos em airsoft, podemos pensar em armas, camuflagem, roupas, acessórios táticos e diversos itens que fazem parte desse esporte emocionante. Entretanto, um dos principais itens do airsoft e quase nunca nos passa pela cabeça são as BBs. As munições são a base do esporte e os que definem a eliminação dos jogadores em campo. A complexidade da munição no airsoft é gigantesca, variando  marcas, pesos e tipos. Neste artigo lhe mostraremos quais os tipos de munição no airsoft e qual o uso de cada uma!

PESOS DE BOLINHAS AIRSOFT



TIPOS DE BBs

Existem vários tipos de bbs para a prática de airsoft. Aqui listaremos os mais comuns.


BBS COMUNS

Como o próprio nome diz, são as comuns da prática de airsoft. Basicamente são encontradas em todos os lugares e todos os campos e são as usadas desde o mais simples iniciante, até o mais experiente veterano.

BBs Honor Code


BBs BIODEGRADÁVEIS

São as bolinhas mais comuns no esporte. As bbs biodegradáveis desaparecem naturalmente após um tempo em contato com o solo. São amplamente utilizadas pelo mundo e alguns campos até exigem o uso das mesmas, principalmente em campos de mata que não podem ser limpos após as partidas.


BBs TRACERS

BB TRACER NOTURNO NEON PARA AIRSOFT

BBs tracers são aquelas fluorescentes que em conjunto com um equipamento especial na AEG “traçam” sua trajetória (por isso o nome em inglês). Elas são utilizadas em operações noturnas e facilitam para o atirador visualizar sua trajetória (e também denunciando sua posição). Infelizmente, tal tipo de munição necessita que a arma possua um acessório, chamado de Silenciador ou Supressor Tracer.


BBs PAINTBALLS

BB DE TINTA PAINTBALL AIRSOFT MANCHA

Essas são extremamente raras em campo, tanto devido sua necessidade de um equipamento próprio, quanto com problemas de sujeira que causam ao ambiente e outros jogadores. Esse tipo de BB é parecida com as munições de paintball, possuindo uma fina película com tinta em seu interior. Ao atingir o alvo, tais bbs eclodem e mancham o alvo.  Esse tipo de bolinha também necessita de um equipamento especial, já que AEGs comum com sistema de hopup podem estoura-las ainda em seu interior, manchando e danificando todo o equipamento. Lembre-se: o airsoft é um esporte baseado em honra. Se você necessita manchar seu oponente para que ele seja eliminado, você está operando com as pessoas erradas.


BBs DE METAL

BB DE METAL AIRSOFT

Bolinhas de metal são proibidas em jogos e são sem dúvidas um dos piores tipos de munição para se ter. Elas danificam o equipamento, estraçalhando seu interior e ainda podem machucar seriamente os outros operadores. Para utilizar tais BBs, você deve ter um equipamento especial, que é específico para o uso desse tipo de munição.


OUTROS TIPOS

Ainda há outros tipos de munição, como cerâmica, sílica ou bioinertes. São extremamente raras e os dois últimos podem até mesmo causar danos gravíssimos à outros operadores, já que facilmente atravessam vidros e plástico resistentes (como óculos de proteção). Não são recomendadas.



QUAL O MELHOR PESO DE BBs PARA AIRSOFT?

BBS PARA AIRSOFTA resposta é: depende. Equipamentos diferentes existem pesos diferentes. Um Sniper não deverá usar BBs menores que 0.25g e um operador não deve usar bolinhas 0.40g em sua pistola spring. Normalmente o peso ideal deverá variar de acordo com sua posição de jogo. Fuzileiros devem usar de 0.20g ou 0.25g (até mesmo 0.28g, dependendo da sua experiência e equipamento), DMRs devem usar de 0.25g à 0,36g e snipers podem utilizar no mínimo 0.28g. Lembrando novamente que quanto maior o peso, menor a velocidade, mas maior a consistência do disparo.

QUAL O PESO IDEAL DE BB PARA CADA ARMA DE AIRSOFT? (Velocidade base considerando uma arma disparando BBs de 0.20g)

  • -300 FPS: 0.12g (pistolas springs)
  • 300-350 FPS: 0.20g (fuzil)
  • 350-400 FPS: 0.25g (fuzil)
  • 400-450 FPS: 0.28g (DMR e Snipers)
  • 450-500 FPS: 0.36g (DMR e Snipers)
  • 500+ FPS: 0.40g ou mais (Snipers)


POR QUE COMPRAR SOMENTE AS MELHORES MARCAS DE BBS?

Marcas mais baratas normalmente possuem uma variação maior na produção de BBs, não atingindo sempre o mesmo peso (o que causa irregularidade de disparos) e principalmente no tamanho de bolinhas. A maior parte das BBs de airsoft possuem 6mm, o que também é padrão para canos das armas. Normalmente os canos possuem 6.06mm de diâmetro. Vários operadores costumam comprar canos de precisão que possuem o diâmetro menor que os originais, passando-os para 6.03 ou 6.01 por exemplo, o que garante um lançamento mais preciso. O grande problema é que utilizando bolinhas que variam em seu tamanho você pode danificar seu equipamento. É matemática simples: um cano de 6.03mm não poderá lançar uma bolinha com 6.08mm (que pode ser encontrado em BBs de baixo custo que prometem 6mm), consequentemente, seu equipamento será danificado.

O mesmo se aplica para bolinhas rachadas ou quebradiças. Provavelmente todos os jogadores de airsoft um dia já receberam alguma pistola spring com um potinho cheio de bolinhas amarelas 0.12g. Bolinhas como essas são extremamente fracas, racham facilmente e podem se quebrar até mesmo dentro do magazines ou equipamentos, travando toda a AEG. Mas isso não se aplica à essas BBs de baixa qualidade, há também marcas (muito famosas, inclusive) que são compradas por vários operadores desavisados diariamente.



QUAIS AS MELHORES MARCAS DE BBS PARA AIRSOFT?

A Warzone Brazil trabalha apenas com as melhores marcas para bolinhas de airsoft e possui linhas de extrema qualidade. Recomendamos fortemente duas marcas: Honor Code e KWA. As BBs vendidas aqui são utilizadas pelos GRIM REAPERS OPERATORS, o maior time de airsoft da América Latina.

Conheça nossa linha completa de BBs Honor Code.

 

VEJA TAMBÉM: O QUE É O AIRSOFT?