Spring, AEP, GBB ou CO2

Quais as diferenças entre as pistolas de airsoft? (spring, Co2, GBB e elétricas)

Co2, GBB, SPRING ou AEP?

Praticamente todas as pistolas/revólveres de airsoft estão divididas em 4 categorias: Co2, GBB, SPRING e AEP (Ou elétricas). Aqui explicaremos o que significam essas siglas e quais os melhor tipo para lhe agradar!



SPRING (ou à mola)

M1911 Double Eagle

Esse tipo de arma são as mais comuns nas mãos de jogadores iniciantes ou não praticantes de airsoft. Tem seu funcionamento à mola, ou seja, é preciso puxar sua mola a cada disparo. Normalmente sua mola fica ligada ao slide (a parte superior da pistola), então você terá que puxar essa parte TODA VEZ APÓS DISPARAR.

Não são indicadas para jogos de airsoft, pois não são práticas e muito menos efetivas. Embora sejam as mais baratas, são também as que normalmente possuem os materiais de menor qualidade e menor resistência e durabilidade. São recomendadas apenas para coleção/exposição ou para treinos em casa.

Alguns exemplos (com link):


AEP (ou elétricas)

M9 Preta

Depois das springs, são consideradas as mais baratas do mercado. Tem seu funcionamento por baterias, sendo normalmente fabricadas em polímeros ou nas com melhor acabamento, até mesmo metal.
Estas pistolas podem ser usadas em jogos, mas não são as mais recomendadas. Como normalmente são feitas em plástico, sua resistência não é das melhores e  estão longe de estarem entre as mais potentes. Famosas “quebra-galho”. São práticas para uso curto, pois como utilizam bateria recarregáveis, basta um carregador e uma tomada para estarem prontas para o uso novamente, o que pode acabar sendo também um contra. Para usos longos e contínuos, essas baterias são menos potentes que as de rifles e podem acabar rapidamente. São ótimas para treinos e para entusiastas, mas não são as preferidas de operadores experientes.

Alguns exemplos (com link):


GBB (Green Gás)

M93 RII

Essas estão entre as nossas preferidas e com certeza de também os mais experientes jogadores do airsoft. Essas pistolas são alimentadas normalmente por  latas que possuem em seu interior Green Gás. Essas latas são cômodas, duram por várias partidas e podem ser carregadas para os mais remotos campos. Normalmente estas pistolas são as mais potentes e tem um diferencial que chama atenção de todos: Blowback.

O que é blowback?

Provavelmente você já assistiu algum filme em que o protagonista está atirando com uma pistola e a parte superior (slide) da mesma faz um movimento de “vai-e-vem”. Este é o blowback. É quando o slide da pistola avança para ejetar a cápsula e retorna para a posição inicial. Claro que no airsoft não é necessário ejetar cápsula alguma, mas o movimento deixa o equipamento muito mais realista e bem mais legal de ser observado.

Pistola BlowBack

Normalmente pistolas de GBB são as mais realistas, mais resistentes e possuem uma grande variedade que agradam todos os gostos. Confira nossa linha completa de GBBs para você ter uma ideia de quão vasta é essa categoria de pistolas.

Alguns exemplos (com link):


Co2

Pistola Co2 Five Seven Co2

FN HERSTAL FN57 Co2

Pistolas de Co2 são bem comuns em campo também e como o próprio nome diz, são pistolas que funcionam com gás Co2. O Co2 utilizado provém de pequenos cilindros de 12oz (confira aqui) que são injetados diretamente nos magazines (assim como no green gás). Normalmente estas pistolas também possuem blowback e tem uma categoria própria, os revólveres (como o 357 Magnum). São também normalmente os mais potentes. A grande desvantagem deste tipo é que após abrir o cilindro de Co2 você deve utilizar TODO o gás, pois caso o contrário o irá perder.

Revólver Co2 ASG 357 Airsoft

Pistola ASG 357 Magnum 6”



Concluindo: Qual é a melhor pistola de airsoft?

A resposta é bem subjetiva: depende. Para colecionadores e apenas admiradores do esporte que não querem praticar sério ou nem atirar muito, não há necessidade de investir em armamentos caros. Por outro lado, para operadores que querem participar de jogos várias vezes ao mês, é necessário resistência e praticidade, sendo mais indicado GBBs ou Co2.

Veja também:

Pistolas vendidas na Warozone Brasil

Quais os tipos de pistolas de airsoft?

Praticamente todo jogador de airsoft (ou curioso) já se interessou por alguma pistola de airsoft. A variedade deste tipo de arma no esporte é gigantesca. Usadas por militares em guerras modernas, como a M9, por policiais, como a PTP ou Glock, raras da primeira e segunda guerra, como a Luger ou a M1911. As possibilidades são infinitas! Mas além do modelo, temos que nos preocupar também com outra coisa: seu tipo de funcionamento.



Pistolas warzone brazil tan